Quando o coração de seu esposo é duro

Por Joy McClain

Eu era uma esposa disposta a guardar meus votos, apesar de tudo. Eu desejava algo bom, um matrimônio piedoso. No entanto, errei ao colocar essa demanda para o meu esposo, que vivia atrás do álcool. Ele estava preso no cárcere do vício, enquanto eu era presa da minha dor.

Se você está esperando alguma transformação em seu marido, antes de mais nada, sua dor é legítima. É muito duro. Mas nenhuma de suas lágrimas ou orações serão em vão. A sua espera tem um grande valor, sua oração, esperança e rendição. Deus deseja trabalhar no seu casamento, mas Ele deve começar por você.

Aqui estão algumas verdades a considerar enquanto você espera:

Peça sabedoria ao Senhor. Isto é vital para ser uma esposa em circunstâncias difíceis. A névoa da dor dificulta o juízo, busque conselho sábio e tome suas decisões em oração, de acordo com a Palavra de Deus… Se existe algum abuso físico ou de qualquer índole, saia desta situação imediatamente e busque ajuda.

Lembre-se de que Deus está trabalhando, mesmo quando você não vê. Com seu conhecimento limitado é impossível que você possa ver tudo o que Deus está fazendo para aproximar seu esposo Dele. Talvez você não veja nenhuma evidência de convicção durante anos. Isso não significa que Deus não o esteja perseguindo. Lembre-se de que Deus tem uma perspectiva eterna. A agenda Dele não é a sua.

Se o seu esposo não é salvo, não espere que ele se comporte como se fosse. Parece impossível acreditar no tipo de filmes que seu esposo assiste, e na linguagem que sai da boca dele. Ele não gosta de ir à igreja e fica incomodado quando você menciona algo que tenha a ver com Deus. As trevas não gostam da luz que expõe o pecado. Se ele não tem uma relação com Cristo, ele não tem o Espírito Santo para ajudá-lo a discernir. Seus olhos não estão abertos e seus ouvidos não ouvem. Ore para que o véu de seus olhos seja removido.

Seja uma pacificadora. Isto  não significa que você não vá confrontar o pecado, mas respeite o seu marido como pessoa – e sua família. Você pode odiar o pecado sem faltar com o respeito ao pecador. Seja cuidadosa com a informação que compartilha com outros. Guarde sua boca com cuidado quando esteja com outras pessoas. Especialmente com seus filhos.

Não permita que o desânimo a identifique. Frequentemente, quando uma pessoa lida com determinada dificuldade por um longo período de tempo, pode sentir-se acomodada com a dor. Você já sabe o que é viver neste lugar da dor, e conhece a reação que recebe de outros quando se identificam com você. É importante receber compaixão, mas não permaneça no buraco do desânimo.

Tenha uma teologia correta. Pensar que não é justo ter dificuldades ou perdas é uma má teologia. E diminuirá sua perspectiva de Deus como seu soberano. Deus não falhou com você – o homem sim. Deus é o único constante na sua vida. Se houve algo injusto foi o traspassar das mãos e pés de Deus – homem inocente pelos seus pecados. Arrependa – se de sua amargura contra Deus e peça que Ele lhe dê uma perspectiva correta do seu amor por você.

Chore sua perda. Mesmo que você não queira permanecer no lamento, é necessário entender que você tem sido profundamente afetada por coisas que não pode controlar. Abrir essas feridas uma a uma e perdoá-las de forma individual irá ajudá-la a seguir adiante. Isso não significa que você tem que perdoar e esquecer, e sim perdoar e escolher seguir adiante.

Estenda a misericórdia. Lembre-se de que Deus estendeu primeiro sua misericórdia a você, ao  oferecer seu filho na Cruz. Ele mostrou sua misericórdia e graça mesmo quando você ainda era uma pecadora.

Não permita que a amargura crie raízes. O inimigo vai ter prazer em querer fazer você acreditar que merece receber amor de volta. Se você permitir que estes pensamentos a consumam, a amargura irá destruí-la. Deus é um Deus justo. Ele vai lidar com o pecado. Mesmo nas ocasiões em que você for chamada para tomar uma posição. Deus é quem no final lidará com essa pessoa e sua desobediência.

Esteja disposta a examinar o seu próprio coração. Esta talvez seja a lição mais importante de todas. Deus deseja trabalhar em você. Ele não deseja deixá-la onde você está. Ele a ama demais. Ele quer aumentar a sua fé, sua dependência Dele e seu amor por Ele. Disponha-se e permita que Deus a transforme.

No meu livro “Esperando pelo seu coração: Lições de uma esposa que decidiu ficar” ( disponível em inglês ) os vícios do meu marido são apenas o pano de fundo. O foco principal é como Deus usou uma longa e comovente  temporada para levar-me ao ponto em que eu o desejava acima de todas as coisas. Deus a ama . Ele nunca irá rejeitá-la. Ele escuta o seu clamor. Ele quer aproximá-la Dele e enchê-la com a sua paz sobrenatural. Não importa qual é a sua circunstância, não importa se a sua situação nunca muda do lado de cá do céu, Deus está aqui. Ele é a mão firme por trás dos seus dias.

Qual das verdades mencionadas significa mais para você na sua atual circunstância? Você acrescentaria algo mais?