7 Conselhos práticos sobre a oração

Parece irônico que orar às vezes se torne tão difícil. Sério, quando você pensa sobre isso, não é estranho? A oração nos permite aproximarmos e estabelecer uma conversa íntima com nosso amigo e companheiro mais próximo, e, no entanto, é algo com que a maioria de nós ainda luta. Quando eu crescer, quero ser uma guerreira de oração. Ainda não me tornei uma, mas vou compartilhar com você algumas coisas que têm sido úteis para mim:

Se não começo meu dia cedo, terei que apressar meu tempo na Palavra e minha concentração na oração. E, para mim, esta não é uma boa maneira de começar o dia. Quem sabe você seja uma coruja noturna e goste de fazer seu devocional às 23h. Mesmo que isso funcione com você, tenho notado que preciso começar meu dia pedindo ao Espírito Santo que me encha e me dirija, e pedindo ao Pai que me mostre o pecado diante do qual estou cega, que abra o meu coração para receber a verdade da sua Palavra. A oração e a Palavra de Deus caminham lado a lado: A Palavra dirige nossas orações, e, por sua vez, as orações são a linha direta de comunicação para buscar e receber instruções da Palavra de Deus.

Algo importante que devo dizer a respeito de começar o dia cedo – quanto mais avanço em idade, mais nublado está meu cérebro nas manhãs. Portanto, oro enquanto espero o sinal da chaleira me avisando que a água está pronta. Derramo água sobre o meu chá e oro enquanto espero o chá ficar pronto. Tomo um gole de chá e oro... e a névoa do meu cérebro finalmente começa a clarear de maneira que meu tempo de oração se torne um pouco mais consistente.

Existem pessoas pelas quais oro todas as manhãs (minha família e amigos mais próximos). Ao estudar a Palavra, com frequência o Espírito me traz à mente alguém mais, ou alguma situação específica pela qual tenho orado, então coloco isso em oração. Também mantenho um diário de oração que me ajuda a estar alinhada com as pessoas e ministérios que necessitam de oração.

Ore em voz alta

Quando estou iniciando meu dia, orar em voz alta ou sussurrar minhas orações realmente me ajuda. Com frequência eu as escrevo para manter-me focada e não divagar. Você não tem como me ouvir orando enquanto estou numa conversa, mas geralmente estarei elevando orações em silêncio, pedindo a Deus discernimento e ajuda, quando estou envolvida numa conversa séria.  

A postura é importante

Alguma coisa acontece ao me colocar de joelhos que faz com que minha atitude se ajuste a minha oração. Nem sempre oro de joelhos – oro enquanto estou dirigindo, caminhando, enquanto tomo banho, ou faço maquiagem. É maravilhoso ter a porta de comunicação com Deus sempre aberta!

 O Espírito Santo sempre está acessível. Não tenho que me transportar fisicamente a um lugar específico para orar. Não tem que ser na igreja, e não tenho que necessariamente estar de joelhos. Quando me ajoelho e mostro que Deus é digno de minha adoração e assim ajusto e movimento meu corpo humildemente com uma postura apropriada ante o Governador do Universo, algo ocorre no meu coração.

Siga o formato ACGS

Quem sabe este acrônimo seja familiar, mas caso você nunca o tenha visto, ele pode ser um formato muito simples para suas orações :

A: Adoração

Passe um tempo louvando e adorando a Deus pelo que Ele é. Uma excelente maneira de praticar é literalmente cantando um hino. Tenho um hinário com meus devocionais e quando o abro (o que não ocorre com suficiente frequência) as palavras majestosas a respeito do meu Salvador me levam a momentos de adoração pessoal. Creio que Ele se deleita em nossos cantos de louvor a Ele.

 

C: Confesse

Deus sabe o que está no meu coração, tudo o que tenho feito, toda a ação egoísta e pensamento incorreto. Nada está escondido para Ele, mas quando o ignoramos ou tratamos de encobrir ou esconder nosso pecado, Deus não escuta nossas orações (Salmos 66.18/Salmos 32). A confissão é colocar-me de acordo com Deus a respeito de meu pecado, trazendo-o à luz e me afastando dele.

G: Gratidão

Agradecer a Deus pela sua bondade e por todas as maneiras em que Ele manifesta Sua graça, fazendo uma lista específica, me leva a momentos de verdadeira adoração.

S: Súplica

Súplica é pedir algo a Deus. Significa “clamar” por Sua ajuda. Aqui é onde nos mostramos autênticos com Deus a respeito do que realmente há em nosso coração, onde lhe deixamos saber o que necessitamos, nossos temores, o que desejamos que Ele faça em nossas vidas e na dos demais. Permitir que as Escrituras moldem e conformem o que penso sobre minhas petições me ajuda a pedir conforme a vontade de Deus. E este e um tipo de oração eficaz!

Os cronômetros ajudam

Duas vezes ao dia o relógio marca 10:00 e esta é a hora em que os membros da nossa igreja oram uns pelos outros. Alguns de nós temos alarmes em nossos telefones que nos ajudam a lembrar que temos que parar por um momento e orar. Recentemente, quando meu marido e eu estávamos gravando alguns programas, meu alarme de oração tocou e nos interrompeu. Nós rimos por causa disto, mas foi verdadeiramente especial para mim porque me lembrou que nossa igreja estava orando por nós.

Algo que eu gosto de fazer é colocar um alarme para orar durante o dia, isso chama a minha atenção e me leva ao que verdadeiramente importa – entrar na eternidade e cercar a batalha por meio da oração. Além do que minha mente está mais clara quando chega o tempo de oração intencional das 10 AM.

Planejamento

Tenho um maravilhoso grupo de amigas-irmãs com as quais oro por telefone, uma vez ao mês. Estamos espalhadas por todo o país (uma delas inclusive vive fora do país), mas quando temos este tempo de oração mensal experimentamos uma unidade e comunhão sobrenatural que é poderosa e alentadora. Este tipo de oração só acontece se for planejado antes. Sou tão grata pela minha amiga que mantem o grupo cumprindo essa tarefa!

Quando tenho uma amiga que está lutando com algo, programo uma chamada de oração. Gostaria de animar você a fazer mais do que ter a “intenção” de orar com alguém ou cultivar um companheirismo de oração. Anote na sua agenda, planeje.

As Escrituras nos dão direção

A oração não tem porque ser um mistério escondido. Graças a Deus, Ele nos tem dado nosso próprio livro de oração, que foi escrito para nós. As Escrituras estão cheias de orações que podemos aplicar às necessidades pelas quais estamos intercedendo. Aqui estão algumas que uso muito:

  • Oração pelo meu marido:  Ef. 1:17-19; Sal. 15:1-2; 92:12-15.
  • Oração pelos nossos filhos: Col. 1:9-12; 2ª Co. 13:7-8; 1ª Ti. 4:12, 6:11-12; 2ª Ti. 2:22; Pr. 2:20.

Que coisas ajudam você na sua vida de oração?

Sobre el autor

Kimberly Wagner

La pasión de Kimberly Wagner es Cristo, y ella desea encender la búsqueda de la gloria de Dios por parte de las mujeres. Es autora de, y es una invitada frecuente al programa de radio de Revive Our Hearts, así como colaboradora habitual del blog de True Woman. A ella le gusta compartir con las mujeres y escuchar lo que Dios está haciendo en sus vidas.